Contate-nos: contato@ag3solutions.com.br | Fone: 11 2371-2707 |

DIA INTERNACIONAL DO FARMACÊUTICO – CFF ADERE À CAMPANHA DA FIP

Neste Dia Internacional do Farmacêutico, 25 de setembro, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) presta homenagem aos profissionais da área aderindo à campanha mundial de valorização divulgada pela Federação Internacional Farmacêutica (FIP).

Globalmente, a campanha tem como tema “Farmacêuticos são seus especialistas em medicamentos”. No Brasil, devido à vasta abrangência da profissão, que conta com dez áreas de atuação e 15 especialidades regulamentadas, foi feita uma adaptação à realidade local. O slogan é “Farmacêuticos são seus especialistas no cuidado à saúde”.

Por ocasião do lançamento da campanha, em abril, a então presidente da FIP, Carmen Peña, disse que, para a escolha do tema, a entidade se concentrou na vasta experiência que os farmacêuticos têm e usam todos os dias para garantir uma melhor saúde do paciente. “Essa expertise é aplicada por meio da ciência e da pesquisa, por meio da educação da próxima geração e da transformação das necessidades do paciente em serviços”, afirmou.

O tema do Dia Mundial do Farmacêutico enfatiza que os farmacêuticos são uma fonte confiável de conhecimento e aconselhamento, não apenas para pacientes, mas também para outros profissionais de saúde. Eles garantem que o medicamento correto seja fornecido ao paciente certo na dose e formulação mais adequadas. Além disso, trabalham com outros profissionais de saúde para garantir que cada indivíduo receba o tratamento ideal. Como um dos profissionais de saúde mais acessíveis em todo o mundo, usam seu conhecimento para proteger a saúde e prevenir doenças .

O Presidente do CFF, Walter Jorge João, lembra o contexto histórico em que foi instituído o Dia Internacional do Farmacêutico. “Essa data foi instituída pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (FIP,) no dia 28 de agosto de 2010. A decisão teve como objetivo integrar a categoria em todo o mundo. A FIP almeja que, a população, em todos os países, se lembre do farmacêutico como o profissional que, ano após ano, supera inúmeros desafios, mas que não perde, nunca, a sua capacidade de cuidar do próximo e de servir à comunidade, sempre em busca do bem-estar coletivo. É assim no mundo inteiro. É assim no Brasil. Parabéns a todos que se reconhecem nessa descrição. Feliz Dia do Farmacêutico”, comentou o presidente do CFF.

Acesse:




Fonte: CFF